terça-feira, 25 de maio de 2010

Informática na Educação.


Muitas são as escolas que possuem um laboratório de informática, como o Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, localizado na cidade norte fluminense de Cordeiro-Estado do Rio de Janeiro.

O laboratório instalado nesta Instituição, possuem 20 computadores a disposição dos alunos, com acesso a Internet e Banda Larga(Oi). A dificuldade maior é a falta de mais dois Orientadores Tecnológicos, diz a única orientadora, Regina."Precisamos de mais dois orientadores para ficarem nos outros turnos, a disposição dos alunos, sem esses orientadores, os professores ficam sendo os responsáveis pela ida dos alunos ao laboratório, dificultando uma maior interação por parte dos alunos com os computadores, limitando o acesso.
Futuramente serão instalados nas salas de aulas computadores, com finalidade apenas para lançamento de notas e conteúdos pedagógicos.
Os professores regentes possuem notebook, que foram distribuidos pelo Estado, além de terem seus próprios computadores.
No Instituto de Educação Inocêncio de Andrade a informática se faz presente, tornando a aprendizagem mais dinâmica e interativa.

5 comentários:

  1. Escola equipada e falta de orientadores, infelizmente esse é o cenário de algumas unidades de ensino.
    De qualquer forma as novas tecnologias já são realidade neste colégio, que logo possam ter mais orientadores e possam ter melhores resultados.

    ResponderExcluir
  2. É realmente uma pena não ter orientadores no Inocêncio de Andrade para atender os três turnos. Assim os alunos sairiam ganhando muito mais. Mas já é um começo de uma realidade. Isso já é motivo para alegrarmos. Parabéns, Cristina, pela notícia e pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. No seu colégio pelo menos tem 1 orientador, já aonde COFEC não tem nenhum orientador, dessa maneira os nossos alunos estão sem conhecer a realidade digital.

    ResponderExcluir
  4. Hoje as escolas estão sendo equipadas para que todos os alunos teham acesso a informática, que já faz parte do nosso dia dia, no entanto, a preucupação com novos orietadores específicos nessa área também se faz presente, mas isso também esta mudando, acredito que em breve não será mais um problema, pois em algumas escolas já existe cusos de capacitação para prepararem melhor os professores para trabalhrem nessa área.

    ResponderExcluir
  5. As escolas estaduais muitas são equipadas com tecnologias, mas eles não capacitam as pessoas para usar estas tecnologias. É um pena...

    ResponderExcluir